1 February 2015

1 February 2015

nhs (national health service)

Comparando com Portugal:

- consultas com o medico familia (GP - general pratice) não se pagam - em Portugal lembro-me de já estar a pagar a volta de 3/4Euros por consulta

- nas minhas idas ao hospital nunca paguei - e das vezes que lá fui os medicamentos que precisei trouxe na hora sem pagar - em Portugal já ouvia falar de 20Euros

- receitas médicas, paga-se valor fixo independentemente do medicamento e dão só as quantidades necessarias para o tratamento - a primeira vez que fui a farmacia perguntaram-me se pagava os medicamentos, eu fiquei a olhar para ele tipo, posso não pagar? :) Para saberem basta ler a parte de tras da receita medica - em Portugal paga-se a caixa completa do medicamento e o preço do dito, seja 5 ou 30Euros.

The NHS Prescription Charge in England is currently set at £8.05 per item. The Department of Health reviews this annually with any changes coming into effect on the 1st April each year.

http://www.nhs.uk/nhsengland/healthcosts/pages/prescriptioncosts.aspx









 
Sim, o sistema não é perfeito e meia volta aparecem noticias de quem usa e abusa do sistema e de quem precisa e não consegue certos tratamentos, aqui passa um bocado por saber escolher o GP e como dizer as coisas, mas para já não me posso queixar.
 
Na nossa clinica le-se tambem:
 




 
Entretanto já actualizamos nosso cartão europeu de saúde (o nosso portugues já havia expirado), ver aqui como fazer.
 
Outro serviço que já usamos foi o dentista. É possivel ir como privado claro, mas para usufruir dos preços NHS é preciso escolher uma clinica que aceite pacientes NHS. Basicamente é procurar o dentista mais perto e ver no site ou ligar e perguntar se estão a aceitar pacientes. No site do NHS está tudo bem explicado sobre como funciona e o que inclui:

- Encontrar um Dentista
- Tratamentos disponiveis
- O que esperar
- Preços

Band 1 course of treatment – £18.50
This covers an examination, diagnosis (including X-rays), advice on how to prevent future problems, a scale and polish if needed, and application of fluoride varnish or fissure sealant.
Band 2 course of treatment – £50.50
This covers everything listed in Band 1 above, plus any further treatment such as fillings, root canal work or removal of teeth.
Band 3 course of treatment – £219.00
This covers everything listed in Bands 1 and 2 above, plus crowns, dentures and bridges.


- Perguntas frequentes



4 comments:

  1. Olá CR e MP,
    Mais um excelente post( as usual).. Muito boas estas comparações :)

    Curiosamente ainda ontem á noite estivemos num jantar em casa de amigos e obviamente o tema UK surgiu. Falou se nas diferenças entre paises e um amigo tinha (e creio que mantem a ideia) de que o NHS no UK nao era nada disto...creio que a habitual mentalidade de " velho do restelo".. que se paga tudo, que os medicamentos são caros, que os seguros de saude são caros,etc.. Como nós já tinhamos a noção da realidade, seja por via de amigos residentes no UK ou atravès de vós é fácil criarmos a nossa opinião (até porque já estivemos a lazer várias vezes no UK). Mas não deixa de ser curioso como quem não tem esse contato real, tem ideias preconcebidas erradas..

    Outro tema interessante é o cartão europeu de saude. Como estamos de partida daqui a poucas semanas fui informar á Segurança Social sobre o referido cartão. A funcionária publica desconhecia do que se tratava e depois de perguntar a umas colegas lá vieram os habituais "entraves" ... que era um cartão que só se justificava se a pessoa fosse de ferias uma semana..que não valia a pena a maçada,etc... Isto porque claramente a funcionária teria de ter "trabalho" na realização do mesmo...

    Enfim, são realidades diferentes e com todas temos de viver, seja aí ou aqui.

    PS : realmente as coisas sao diferentes... a nivel profissional já temos feito entrevistas telefónicas e até já temos agendadas via skype e só estaremos ai no inicio de março :)

    Keep up the good work :)
    P & P

    ReplyDelete
  2. Ola P&P
    Obrigada pelo comentário.
    De facto é preciso viver as coisas para saber como funcionam, e a minha experiência tem sido como retratada aqui. Em relação aos seguros de saúde depende, no nosso caso ambas a empresas patrocinam uma pertentagem do seguro de saúde, por isso, como tudo, é preciso analisar todas as ofertas disponiveis no mercado.
    O cartão europeu de saúde no dia-a-dia não é preciso mas em viagem o cartao ira permitir ter acesso cuidados de saúde a preço reduzido ou gratuito ate voltarem a casa - apesar de normalmente também termos seguro de viagem parece-me algo a ter caso seja preciso. O nosso já tem de ser de ca, pois é para este sistema que contribuimos. Peçam no site da segurança social online dai, é mais facil e menos trabalho para a menina ;)
    Parece-me que esta tudo esta encaminhado, fico contente :)
    Bons preparativos.

    ReplyDelete
  3. Ola CR e MP,

    Infelizmente nao partilho da visao que voces tem do NHS (assim como a do comentador). Quando ha 4 anos cheguei ao UK tambem fiquei positivamente impressionada com o servico. Na verdade, enquanto o servico que precisamos e de uma prescricao para a pilula, tudo corre bem. Quando precisamos de um bocadinho mais de atencao, a coisa desaba.

    E se ate ha uns meses achava que o NHS deixava a desejar, neste momento tenho a certeza de que se trata de um sistema fraco cujos pilares assentam numa logica puramente capitalista. Neste momento estou gravida e aquilo que tenho a dizer sobre o servico nao e bom. Curiosamente tenho uma amiga gravida de menos 5 semanas em Portugal e facilmente da para comparar. Nao vou entrar em pormenores porque nem vale a pena mas este bebe sera o primeiro e ultimo que terei neste pais. Uma proxima gravidez so acontecera se eu puder ser acompanhada em Portugal. Nao sera por acaso que ja conheci pelo menos 2 casais (com possibilidades financeiras, claro) que decidiram ir ter os seus filhos a Portugal. Coisas simples como uma analise a toxoplasmose ou a glicemia sao ignoradas neste pais... Quem pode, joga pelo seguro e passa por uma gravidez e partos muito mais descansados.

    Por isso, digo com toda a certeza que preferia pagar as taxas moderadoras impostas pelo SNS do que ser seguida sem o cuidado e acompanhamento que sao essenciais em qualquer servico de saude moderno. E se a gravidez foi um "choque de realidade", ja antes tinha uma fraca impressao do servico medico por ca praticado.

    Se ha coisas boas no UK? Com certeza! Infelizmente (na minha opiniao), o NHS nao e uma delas...

    Beijinhos e tudo a correr bem convosco :)

    ReplyDelete
  4. Olá Cristina.
    Obrigada pelo comentário e por partilhares a tua experiência.
    Sem dúvida, longe de ser perfeito. Eu pessoalmente passei por 2 ou 3 GP diferentes ate encontrar a que gostava mais e me parecia ser mais profissional.
    Espero que corra tudo bem, e parabens :)
    Beijinho

    ReplyDelete